ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



22.9.09

Quando menos é mais.



Um jantar de sexta decidido no último minuto, com alguma improvisação à mistura, podia não dar certo. Mas desta vez o espírito do chef Gusteau esteve comigo e o resultado deu razão à mensagem do filme Ratatouille, de que todos conseguem cozinhar.

A receita que deu origem a este rolo de carne suculento é mais complexa, mais trabalhosa e mais cara também*. Já a fiz mais do que uma vez e sempre com bons resultados, mas esta versão simplificada - por falta de tempo e de ingredientes - não lhe fica nada atrás.

O acompanhamento foram rodelas fritas de batata doce, de que dou conta no post acima.

Rolo de carne no forno com queijo, cebola e tomate


Para 2 pessoas com muita fome!

Para o rolo de carne:
500 g de carne de novilho picada
5/6 fatias de queijo
Alho em pó
Noz-moscada
Salsa picada
Farinha
Sal

Azeite

Para a cobertura de cebola e tomate:

1 cebola média (usei roxa, mas pode ser de qualquer tipo)
1 tomate médio maduro
1 dente de alho
Sal
Azeite



Ligar o forno nos 220º.
Preparar o refogado de cebola e tomate: levar um tacho ao lume com um fundo de azeite, a cebola às meias-luas e o alho picado. Deixar a cebola começar a ficar translúcida e juntar o tomate sem pele e partido aos pedaços, o sal a gosto e deixar cozinhar uns dez minutos ou até o tomate ficar meio desfeito e a cebola amolecida
(eu usei a Bimby, o que evitou que tivesse de estar atenta e sempre a mexer...).

Temperar a carne com sal, noz-moscada, alho (usei em pó para ser mais rápido) e salsa picada. Polvilhá-la com um pouco de farinha de forma a não colar-se nas mãos e envolver bem os temperos formando uma bola. Numa tábua grande ou pano de cozinha enfarinhado, espalmar a bola num rectângulo. Cobrir com as fatias de queijo, deixando uma margem só de carne a toda a volta, e enrolar, tentando unir a carne o melhor possível.
Colocar o rolo num recipiente de ir ao forno pincelado com azeite. Por cima do rolo, espalhar o refogado de tomate e cebola.
Levar ao forno e quando já tiver ganho uma cor bonita, tapar com alumínio para que a cebola não fique queimada. Deverá demorar a assar cerca de 40 minutos.


Servir às fatias com batata frita palha ou às rodelas (usei batata doce, ver post seguinte) e uma salada de rúcula.

*A versão original foi-me dada por uma colega de trabalho, mas sei que é um prato popular em muitas casas portuguesas. A carne deve conter um pouco de chouriço e deve ser temperada ainda com vinho do Porto, levando um ovo para ligar. O recheio original leva também uma camada de fiambre.

Sem comentários: