ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



19.6.14

Uma sanduíche diferente.


















Não gosto de extremos.
Talvez por isso as minhas estações do ano preferidas sejam a Primavera e o Outono: nem muito frio, nem muito calor. Adoro o sol, mas confesso que em dias de muito calor fico bloqueada.

As temperaturas do último fim-de-semana já me deixaram de andar arrastado e pensamento preguiçoso, por isso, não foi com maus olhos que encarei o dia de hoje: um pouco nublado, mas quente o suficiente para continuarmos a aproveitar as coisas boas da época: calçado leve, manga curta e receitas frescas na mesa.

Achei genial esta ideia de fazer sanduíches com fatias de melancia, que vi na revista Sale&Pepe, numa edição que comprei o ano passado em Bérgamo, nesta viagem maravilhosa. Desde essa altura que a queria pôr em prática e hoje, finalmente, consegui.

Ficam tão bonitas, mas tão bonitas! E mais saudável é praticamente impossível.
Como entrada, prato principal leve, para completar um brunch... perfeitas para qualquer uma destas situações, nestes dias que se querem mais longos.


SANDUÍCHES DE MELANCIA E QUEIJO MOZZARELLA FRESCO
(adaptado daqui)

Para 2

2 fatias de melancia cortadas ao meio e sem casca
1/2 bola de mozzarella fresca
1 mão cheia de rúcula
1/4 de cebola roxa
1/2 dúzia de azeitonas pretas descaroçadas
1 rodela de tomate
Azeite qb
Flor de sal qb
Pimenta preta acabada de moer qb
Folhas de manjericão para decorar

Cortar e tirar a casca às fatias de melancia. Picar a rodela do tomate, algumas tiras de cebola roxa e as azeitonas. Colocar numa taça e temperar com um pouco de azeite, flor de sal e pimenta preta.
Cortar o queijo mozzarella em fatias.
Num prato de servir colocar metade de uma fatia de melancia, colocar por cima uma camada de mozzarella, temperar com um pouco de flor de sal e pimenta preta. Colocar por cima um pouco de rúcula e algumas tiras de cebola roxa. Temperar com um pouco de azeite. Colocar a outra fatia de melancia e terminar com um pouco da mistura de azeitona/tomate e cebola picados. Levar ao frigorífico uns 15 minutos e decorar com folhinhas de manjericão mesmo antes de servir.

Nota: a receita original pede queijo fresco de cabra, mas eu não tinha. Com queijo feta também deve ficar muito bom, tenho de experimentar estas versões!


5 comentários:

Daniela Soares disse...

Uma escolha arriscada sem dúvida, mas por vezes pudemos ser surpreendidos pelo sabor de combinações que nunca imaginámos fazer, :p

beijinhos,

http://letrad.blogspot.pt/ - Another Lovely Blog!

Ondina Maria disse...

Ficou mesmo bonita, as cores são mesmo de verão. Pena q esta estação tenha entrado mt choquinha...

mgp disse...

Já experimentei em forma de salada ( os ingredientes eram praticamente os mesmos). É excelente para aproveitar melancias menos doces, mas é bem melhor com as doces...
Nesta forma de sanduíche fica lindo, e os olhos também comem, e se comem...

Anónimo disse...

E só porque adoro melancia e queijo fresco levo a ideia comigo. Boa semana.

Lia Lemon and Vanilla disse...

Ficam lindas sim Teresa e olha, fiz uma parecida aqui há uns dias que está agendada para sair no blogue, mas não é em formato sanduíche, é em formato salada de melancia com mozzarella e é uma combinação magnífica de facto!
Um beijinho,
Lia.